Primeira Pedra 2016/2022
Lisboa
Museu Nacional dos Coches
Jasper Morrison
Jonathan Olivares
Ian Anderson
Julião Sarmento
João Luís Carrilho da Graça
Marina Abramović
Eduardo Souto de Moura
Frith Kerr
Carsten Höller
Sagmeister & Walsh
Pedro Falcão
Fernando Brízio
Manuel Aires Mateus
Ronan & Erwan Bouroullec
Vladimir Djurovic
Álvaro Siza
Peter Saville
Claudia Moreira Salles
Estúdio Campana
Amanda Levete
Michael Anastassiades
Paulo David
Studio MK27
Miguel Vieira Baptista
Carla Juaçaba
Jorge Silva
Ai Weiwei
Philippe Starck
Vhils
Jonathan Barnbrook
Bijoy Jain
Mia Hägg
Michel Rojkind
ELEMENTAL
R2
Álvaro Siza
Claudia Moreira Salles
Amanda Levete
Michael Anastassiades
Museu Nacional dos Coches
Av. da Índia 136, 1300-300 Lisboa
Documentos Relacionados
Mapa da Exposição EN/PT
A exposição Primeira Pedra 2016/2022 apresenta 74 obras originais em pedra portuguesa desenhadas por 36 autores de 15 países, feitas pela indústria e artesãos nacionais. Os trabalhos expostos são o resultado de uma dinâmica apaixonante entre criadores e entre as múltiplas pessoas e empresas que os produziram. Em cada um deles uma perspectiva diferente de olhar para um material milenar, a pedra. Um desafio dirigido às artes plásticas, à arquitectura e ao design e ao seu poder transformador.
Arquitectos, designers de equipamento e artistas plásticos, historicamente habituados a este material, exploram aqui caminhos menos usuais às suas práticas; os designers gráficos, afastados há muito da pedra enquanto material de comunicação, abrem aqui um novo capítulo num momento em que o mundo se digitaliza e desmaterializa.
Depois de esta série única de obras ter sido mostrada, de forma parcial, em Londres, Milão, Nova Iorque, São Paulo, Veneza, Weil am Rhein, Basel e Dubai em alguns dos mais importantes museus, instituições e eventos, a Primeira Pedra é vista em Lisboa na sua totalidade pela primeira vez. Revela-se num dos mais importantes museus portugueses e junto da que é a maior colecção de coches do mundo. Interage com o complexo museológico quer na grande praça, quer nos espaços interiores, permitindo uma multiplicidade de diálogos entre passado, presente e futuro.
_
A exposição Primeira Pedra 2016/2022 está aberta ao público de 24 de Junho a 22 de Janeiro de 2023, Terça a Domingo, das 10 às 18. Para visitar os 24 projectos no interior é necessário adquirir o bilhete de acesso ao Museu Nacional dos Coches. Os 17 projectos expostos na praça do museu podem ser visitados em qualquer horário e sem bilhete. Faça download do mapa da exposição para saber mais sobre a localização dos 41 projectos e das 74 obras e dos seus diálogos e conceitos.
_
A Primeira Pedra 2016/2022 inaugurou a 23 de Junho de 2022 com a presença em Lisboa de mais de dois terços dos 36 autores e de uma série de debates no Teatro Tivoli BBVA. A inauguração, aberta ao público em geral, contou com cerca de 700 pessoas e teve início às 22:00 com uma performance associada à obra concebida pela arquitecta brasileira Carla Juaçaba, “Pedra do Tempo”, colocada na praça exterior. Contou também com um DJ & Light Design set na peça da designer gráfica inglesa Frith Kerr “This dance ain’t for everybody, Only the sexy people (Dance Floor)” e com uma performance de montagem relativa à obra do designer gráfico Pedro Falcão, “El Lissitzky”, ambas no primeiro piso do museu.