© Elena Mahugo
© Elena Mahugo

Jasper Morrison

GB

Nascido em 1959, em Londres, este designer britânico é internacionalmente reconhecido pelo seu design de mobiliário, iluminação, electrónica e electrodomésticos de pequenas dimensões, e utensílios de mesa e cozinha. Licenciado em design pela Kingston Polytechnic em 1982, seguiu um mestrado no The Royal College of Art e foi bolseiro da HdK de Berlim.

Em 1986, abriu o Office for Design em Londres, estabelecendo-se através de duas instalações: Reuters News Centre na Documenta 8 em Kassel em 1987, e Some New Items for the Home na DAAD Gallery em Berlim em 1988. Os seus primeiros trabalhos foram produzidos por Aram e SCP em Londres, Neotu em Paris, FSB na Alemanha e Cappellini na Itália. Em 1989, teve início a sua longa colaboração com a Vitra, com a exposição Some New Items for the Home, Part II, na Feira de mobiliário de Milão. Nos anos 1990s iniciou as colaborações com as empresas italianas Alessi, Flos e Magis, e com a fabricante alemã de porcelana Rosenthal. Nos anos 2000s deu início às consultorias com Muji, Samsung, Ideal Standard e Established & Sons. Em 2006, com Naoto Fukasawa, apresentou a exposição Super Normal, em Tóquio, que deu origem a um livro e que itinerou por Londres, Milão e Nova Iorque. Esta foi a inspiração para a abertura da Jasper Morrison Limited Shop, junto ao seu estúdio de Londres (www.jaspermorrisonshop.com).

Desde 2010 colabora com as empresas espanholas Camper, Kettal e Andreu World, e com as empresas norte-americanas Maharam e Emeco. É director artístico da empresa de electrónica suíça Punkt. Jasper Morrison Ltd tem actualmente escritórios em Londres, Tóquio e Paris.

www.jaspermorrison.com

Outputs

© Ricardo Gonçalves
Alpinina
Jasper Morrison