Sobre a Primeira Pedra

A pedra pertence à matriz de materiais que têm acompanhado o desenvolvimento da Humanidade desde o início dos tempos. Desde os mais pequenos e simples objectos até estruturas arquitectónicas intrincadas e extraordinárias, a pedra tem acompanhado as formas como nós, humanos, nos apropriámos e redefinimos o mundo.

Primeira Pedra foi um programa internacional de pesquisa experimental que explora o potencial da Pedra Portuguesa. Centrado nas características físico-mecânicas e estéticas absolutamente únicas dos vários tipos de Pedra que compõem a paisagem geológica de Portugal, Primeira Pedra junta a produção ao design através do desenvolvimento de utilizações inovadoras deste material singular, enaltecendo assim a sua qualidade e a ampla indústria nacional que está ligada à sua extracção e transformação.

Ao convidar 36 dos mais fascinantes autores contemporâneos dos campos do design, da arquitectura e das artes visuais, a dimensão central deste programa apelou a uma forte ênfase na criatividade e na capacidade de inovação e de criação de diferentes propostas. Os resultados trazem um novo valor acrescentado para a sociedade, explorando este material sustentável de uma forma inovadora.

A First Stone realizou cinco projectos centrais de investigação e desenvolvimento entre 2016 e 2022 – Resistance, Still Motion, Common Sense, Expanded e Fragile Mode Fragile – projectos curatoriais que se posicionaram como um tributo à extraordinária versatilidade deste recurso português sem idade, trazendo-os para diferentes partes do mundo.

O programa produziu 41 conceitos originais e um total de 77 peças, todas com diferentes escalas e funções, desde um par de anéis muito delicados até um escorrega para crianças, incluindo três instalações permanentes – Mint Street, concebida para o bairro de Southwark em Londres, A Bench For a Tower, em Nova Iorque e Ruisseau para os jardins do Campus de Vitra, em Weil am Rhein. Foram todas produzidas por 28 empresas portuguesas de extracção e transformação, parceiras do programa.

Concebido e desenvolvido pela experimentadesign a convite da Assimagra, promotora do programa, que ganhou duas aplicações Compete 2020, Primeira Pedra inovou todo um sistema de produção e transformação através de uma abordagem centrada na criatividade e cultura.

 

 

PROJECTOS


Resistance

Este projecto dá especial enfoque à enorme resistência de determinadas pedras portuguesas. Tomando essa característica como factor diferenciador, vários arquitectos foram convidados a desenvolver projectos onde exploram as características fisico-mecânicas da Pedra Portuguesa, associando-as à sua beleza e coloração particulares.

Resistance dividiu-se em duas fases, onde a segunda fase deu continuidade à pesquisa iniciada na primeira, introduzindo um novo conjunto de tipos de pedra, ampliando as abordagens e as possibilidades dos resultados. Os projectos iniciados pelos 5 arquitectos na fase inicial foram finalizados, consolidando as ideias já lançadas. Na segunda fase, um novo grupo de 5 arquitectos juntou-se ao anterior, desenhando e produzindo mais um conjunto de objectos que enriquecem a reflexão sobre o potencial de novos usos da Pedra Portuguesa.

A primeira fase de Resistance foi apresentada em Veneza, durante o decorrer da 15ª Exposição Internacional de Arquitectura da Bienal de Veneza, e a segunda apresentação do projecto aconteceu em Weil am Rhein no Vitra Campus durante a Art Basel 2017, integrando os resultados das duas fases de desenvolvimento.

 

Still Motion

Este projecto junta vários protagonistas da área do design gráfico, explorando o potencial e a diversidade da pedra portuguesa, principalmente nas suas características mais visuais de cor e textura, aplicado a esta área de projecto.

Os designers elaboraram desenhos que foram posteriormente produzidos em pedra utilizando o sistema de embutidos, explorando texturas e a paleta cromáticas das pedras seleccionadas, através da sua opacidade e possíveis acabamentos.

Duas linhas conduziram este projecto: a exploração da ideia de beleza e da sua presença no espaço privado ou público e a criação de imagens que tenham possibilidades de distintas leituras, consoante a perspectiva ou a luz, por exemplo.

Still Motion foi apresentado em Itália, durante o Salone del Mobile di Milano e a Feira de Arte de Milão em 2017.

Still Motion

 

Common Sense

Centrado na área do design produto, Common Sense é um projecto onde um grupo de designers internacionais foi convidado a trabalhar sobre ideias de objectos e utensílios do quotidiano do século XXI, que explorem o potencial da Pedra Portuguesa.

Apelou ao desenho de peças simples, em que a função fosse facilmente perceptível por todos – tentando atingir aquilo que normalmente chamamos de senso comum – apelando também a que as peças traduzissem uma dimensão associada à beleza e à delicadeza. A sua utilização é prevista no âmbito do uso pessoal e doméstico, seja ele em espaço de trabalho ou público.

Common Sense foi apresentado em São Paulo na Casa de Vidro Lina Bo Bardi e também na feira de design MADE.

Resistance

 

Mint Street

Concebida pelo designer de produto Michael Anastassiades e composta inteiramente por mármore português, Mint Street é a primeira instalação exterior permanente do programa Primeira Pedra.

Localizada na freguesia londrina de Southwark, possui uma forte componente de consciencialização ambiental, sendo que utiliza o excedente que resulta da extracção do mármore e que é normalmente rejeitado e deixado nas pedreiras.

Através da junção de vários tipos diferentes de pedra, o resultado produz um efeito que cria um tapete de pedra, contribuindo para a paisagem urbana do Mint Street Park e a sua envolvência.

 

Expanded

Expanded é o primeiro projecto do programa Primeira Pedra alicerçado na arte. Apresenta criações originais de Carsten Höller, Julião Sarmento e Marina Abramović, conceptualizadas para o espaço público.

As obras desenhadas exploram percepções de espaço, escala, tempo e lugar, assim como a possibilidade de expansão de limitações culturais e auto-impostas.

Inseridas nos jardins da Fondazione Giorgio Cini em Veneza, imersas na natureza e expostas em conjunto, estas obras proporcionam aos visitantes momentos de experimentação e confrontação, sublinhando o valor da arte e cultura em espaços públicos.

 

A Bench for a Tower

A Bench for a Tower revelou um banco de Álvaro Siza, desenhado especificamente para a entrada da sua nova torre na ilha de Manhattan.

Denominado de Hell’s Kitchen Bench, nome da zona da cidade que acolhe a torre, este banco original estabelece um diálogo incontornável com as linhas polidas e apuradas do edifício. É uma peça de mobiliário imponente, com quase 5 metros de comprimento, revelando no seu desenho o modernismo poético que tanto caracteriza a obra do Arquitecto. A peça apresenta também um outro material em combinação com a pedra: a madeira, criando uma relação simbiótica entre estas duas matéria-primas naturais e sustentáveis.

Esta peça é uma oferta do programa Primeira Pedra à cidade de Nova Iorque, e ficará permanentemente instalada na entrada da nova torre de habitação.

 

COMUNICAÇÃO


Website

Este é um website compreensivo e abrangente sobre o tema da Pedra Portuguesa. Constitui-se como uma ferramenta útil na pesquisa das potencialidades de aplicação prática do material. Apresenta não só documentação sobre as características mais técnicas da pedra e a sua ocorrência no território nacional, mas também contém informação completa e actualizada sobre a indústria que lhe está associada. Este website acompanha ainda todos os desenvolvimentos e apresentações dos projectos do programa Primeira Pedra.

 

Aplicações Digitais

Como complemento funcional ao website e para facilitar o acesso à informação, o programa Primeira Pedra publicou 3 aplicações gratuitas para plataformas digitais móveis. A primeira aplicação – Primeira Pedra – centra-se sobre os projectos de pesquisa. A segunda – Pedra Portuguesa –  apresenta a enorme variedade de pedras portuguesas, e a terceira – Histórias da Pedra Portuguesa – apresenta factos e particularidades interessantes sobre a pedra em Portugal. Com um funcionamento mais apelativo na pesquisa, visualização e manipulação da informação, e por vezes mais lúdico, estas aplicações digitais permitem uma melhor comunicação sobre os conteúdos nos diálogos que incluem as diversas partes interessadas: indústria, projectistas e clientes.

Primeira Pedra | Pedra Portuguesa | Histórias da Pedra Portuguesa

 

Documentário

Primeira Pedra integra também uma série contínua de documentários, produzidos em parceria com a RTP. Estes documentários exploram os diversos projectos do programa, dando a conhecer as várias vertentes da vida da Pedra Portuguesa, desde a sua existência na natureza, à sua extracção e por fim transformação, segundo ideias inovadoras e o desenvolvimento de projectos específicos. Os primeiros 3 documentários foram lançados em Outubro de 2018 na RTP2.

Resistance | Still Motion | Common Sense



Com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa Marcelo Rebelo de Sousa

 

Empresas de Produção e Transformação
Airelimestones / Ardósias Valério e Figueiredo / ASG  / Comármore / Cupa Stone / Dimpomar / ETMA / Ezequiel Francisco Alves / Farpedra / Fátima Stones / Feliciano Soares Granitos / Formas de Pedra / Gárgula Gótica / Granidaire Granitos / Joaquim Duarte Urmal & Filhos / Julipedra / JRG Granitos / LSI Stone / Manuel & Cardoso / Marfilpe / Marmocazi / Mármores da Granja / Mármores Galrão / Mocapor / Moca Stone / MVC-Mármores de Alcobaça / Pedrantíqua / Pedra Secular / Pereira Gomes & Carvalho / Polimagra / Silaco / Sociedade das Pedreiras do Marco / Solancis / Solicel / Solubema / Transgranitos