Still Motion

Milão

30 Março — 9 Abril 2017

Feira de Arte de Milão
Salone del Mobile di Milano

La Triennale di Milano
Viale Alemagna, 6
20121  Milano
Milão – Itália


Documentos Relacionados
Folheto Still Motion Milão (inglês)

Still Motion apresentou em Milão uma série de trabalhos originais concebidos por cinco estúdios internacionais de design gráfico e produzidos em pedra portuguesa.

Este projecto explora o potencial e a diversidade da pedra portuguesa, em particular a riqueza das suas características mais visuais, como textura e tonalidade, tendo em conta também o seu comportamento fisico-mecânico. Parte do desafio de experimentar e aplicar esta matéria, endereçado a uma área de projecto onde é pouco usual fazê-lo – o design gráfico. Tendo como base uma selecção de mármores e calcários portugueses, as peças originais resultantes apresentam cruzamentos de ideias muito diversas: desde a aplicação da pedra em painéis de sinalética, a uma utilização da matéria que apela a reminiscências históricas do seu uso como base para uma tipografia específica, ou a alusões mais questionadoras e políticas, que tocam o campo da arte.

Os designers apropriaram-se das técnicas de trabalho da pedra, das mais tradicionais às mais tecnológicas, aplicada às especificidades do design gráfico, como a técnica de embutidos em pedra com corte a jacto de água de alta precisão ou a da gravação feita com tecnologia laser. Os acabamentos aplicados à superfície de cada obra são também decisivos no aspecto da materialidade, dando texturas, cores, brilhos e reflexos muito diversificados.

Os 20 trabalhos originais produzidos estiveram expostos, pela primeira vez, na Triennale di Milano, um espaço incontornável da vida cultural italiana. A segunda apresentação, correspondente a uma nova fase de projecto, está agendada para Londres, durante o London Design Festival, no próximo mês de Setembro.