Resistance

Weil am Rhein

VitraHaus Garden
Vitra Campus
Charles-Eames-Str. 2

79576 Weil am Rhein
Alemanha


Documentos Relacionados
Folheto Resistance Weil am Rhein (inglês)

Depois da primeira apresentação em Veneza, durante a Bienal de 2016, a segunda fase de Resistance foi inaugurada em Weil em Rhein, na Alemanha, durante a Art Basel 2017. Para esta fase do projecto, que continua a explorar a resistência e o desempenho da pedra portuguesa, foram convidados mais 5 arquitectos: Eduardo Souto de Moura, João Luís Carrilho da Graça, Paulo David, Studio mk27 e Vladimir Djurovic, cujos trabalhos foram adicionados aos projectos apresentados em Veneza, utilizando outros tipos de pedra nacional com graus semelhantes de resistência técnica.

Apresentada num local de excepção – no jardim do VitraHaus no Vitra Campus, entre edifícios desenhados por Frank Gehry, Zaha Hadid, Herzog & De Meuron e Álvaro Siza – e durante a mais importante feira de arte do mundo – a exposição apresenta novas pesquisas, concepções e a produção de projectos inovadores que enriquecem o potencial de utilização desta matéria-prima. Cada uma das 11 peças de carácter urbano foram esuculpidas em pedra portuguesa e produzidas pela indústria nacional.

A inauguração contou também com um debate com Amanda Levete, Mia Hägg e Vladimir Djurovic, moderado por Mateo Kries, director do Vitra Design Museum.