A Bench for a Tower

Nova Iorque

25 Setembro 2019

Manhattan

611 West 56th Street
New York
NY 10019, USA


Documentos Relacionados
Booklet A Bench for a Tower - Nova Iorque

O programa Primeira Pedra regressou à icónica cidade de Nova Iorque – desta vez para a revelação de um banco de Álvaro Siza, desenhado especificamente para a entrada da sua nova torre na ilha de Manhattan

Apropriadamente denominado Hell’s Kitchen Bench, nome da zona da cidade que acolhe a torre, este banco original estabelece um diálogo incontornável com as linhas polidas e apuradas do edifício. É uma peça de mobiliário imponente, com quase 5 metros de comprimento, revelando no seu desenho o modernismo poético que tanto caracteriza a obra do Arquitecto. A peça apresenta também um outro material em combinação com a pedra: a madeira, criando uma relação simbiótica entre estas duas matéria-primas naturais e sustentáveis, evidenciada no traçado do banco em si, assim como no contraste do branco puro do mármore Branco Vigária com o tom escuro da madeira Sapele.

Esta peça é uma oferta do programa Primeira Pedra à cidade de Nova Iorque, e ficará permanentemente instalada na entrada da nova torre de habitação.