© Francesco Allegretto

Lore

Bijoy Jain

Bijoy Jain integrou o grupo de arquitectos convidados para o Resistance Veneza na sua última fase, pelo que o seu projecto se encontra ainda em desenvolvimento conceptual.  Neste momento trabalha sobre a ideia de Lore, que tem dois significados:
LORE [em português: conhecimento, saber, erudição, ciência, colectânea]
Um conjunto de tradições e conhecimentos sobre um assunto, ou mantida por um grupo particular, normalmente transmitido de pessoa para pessoa, de boca em boca.
n.
O espaço entre o olho e a base do bico de um pássaro ou entre o olho e a narina de uma cobra.

A sua participação na exposição é feita através de uma selecção de imagens iniciadoras do caminho que está a desenvolver.

 

Lore, by Bijoy Jain

Apostamos na investigação do elementar e do rudimentar, não no sentido nostálgico ou romântico, mas por interesse científico e tecnológico. Lores são o que permite a redescoberta da tecnologia apropriada através de uma narrativa preferencialmente não-linear. Essas descobertas fortuitas são fundamentais num mundo em constante mutação. Lore transmite conhecimento tácito através do passado, presente e futuro – as respostas em cada tempo residem na sua apropriação.

Mais importante ainda, é, ao mesmo tempo, intuitivo e racional, subjetivo e objetivo – essencial tanto para a sobrevivência como para o enriquecimento da humanidade.