O Viajante

Porto de Mós

23 de Junho de 2023



Documentos Relacionados
Dépliant

“O viajante viajou no seu país. Isto significa que viajou por dentro de si mesmo, pela cultura que o formou e está formando (…). “

José Saramago, Viagem a Portugal

 

O Viajante é uma  instalação nacional de escala urbana que traz ao grande público algumas das obras para exterior da Primeira Pedra, dando visibilidade à criatividade, à economia e à sustentabilidade e que potencia o investimento feito neste programa, terminado em 2022.

Une várias localidades em Portugal colocando em espaço público ou semipúblico obras incontornáveis da cultura actual, apresentando-se como a maior acção de descentralização cultural em espaço exterior efectuada até agora em solo nacional. 

O Viajante partilha obras concebidas por designers, arquitectos e artistas nacionais e internacionais, que têm uma característica comum: para além de terem sido produzidas em pedra portuguesa pela indústria nacional, foram pensadas para o espaço público ou semi-público e têm maioritariamente um carácter lúdico e interactivo. Desde peças de equipamento urbano a obras de arte, estes projectos convidam a que interajam com eles e que os explorem.

Iniciando-se em Junho de 2023 em Porto de Mós e materializando-se ao longo do tempo, O Viajante cria em si mesmo um novo roteiro que permite percorrer Portugal ao sabor destas obras, colocadas muitas das vezes em locais inesperados, trazendo novos motivos de descoberta para localidades menos centrais ou acrescentando novos conteúdos a locais que já têm mais visibilidade.

Em Porto de Mós, cidade situada na zona centro do país, onde a pedra faz já parte da sua identidade, pode ver, no pátio exterior da Central das Artes, dois projectos concebidos por duas arquitectas internacionais – Deconstructing The Cube, de Amanda Levete e X, de Mia Hägg.

Com um conceito criado pela experimentadesign com o apoio da Assimagra, esta primeira acção do Viajante resulta da iniciativa e colaboração da Câmara Municipal de Porto de Mós.