© Joana Linda

The Age of Reason

Jonathan Barnbrook

O díptico THE AGE OF REASON consiste em dois painéis de chão, de características gráficas fortemente inspirados nos painéis existentes nas igrejas católicas ocidentais. Subvertendo-os através da modificação da sua composição e das fontes tipográficas que usa, obriga a que pensemos sobre duas realidades distintas – através de duas frases –, pertencentes às mais interessantes e importantes questões que compõem a contemporaneidade: uma, “To the glory of nothing, to the reality of a life finite”, relaciona-se com aquilo que glorificamos e os motivos pelo quais vivemos e trabalhamos; outra, “To the triumph of logic over disruption of the truth”, relaciona-se com a fascinante e reveladora questão da pós-verdade e dos factos alternativos.

 

The Age of Reason, por Jonathan Barnbrook

“O estilo visual e o uso dos materiais relacionam-se com as grandes catedrais e igrejas católicas da Europa Ocidental, em particular com os embutidos em pavimentos e paredes de padrões decorativos feitos em mármore. No entanto, estes são subvertidos por meio de um desenho muito moderno e a colocação de tipografias históricas. O texto parodia frases instrutivas religiosas, que são muito diferentes nesta época em que as autoridades credíveis foram desacreditadas ou abaladas.

O primeiro refere “À glória do nada, à realidade de uma vida finita” e é o oposto a muitos dos ensinamento religiosos, transmitindo que estamos aqui agora, que devemos trabalhar por motivos práticos e não pelo nosso ego, por um pós-vida não provado ou por promessas de líderes religiosos ou políticos que não podem ser cumpridas.

A segunda peça “Ao triunfo da lógica sobre a ruptura da verdade” relembra que já não vivemos na era da razão, mas na era de “factos alternativos”.

Hoje, a maneira de ganhar poder está a romper com erodir verdades universais e a razão, e não a suportá-las sustentá-las. De qualquer modo De todas as formas possíveis , devemos lutar contra isso ou a humanidade descerá novamente à idade das trevas.”