© Ricardo Gonçalves

Gather

Vladimir Djurovic

Esta peça explora o problema do excedente das pedreiras, utilizando pedras abandonadas e rejeitadas de todas as formas e tamanhos. Destes blocos descartados e pequenos pedaços partidos criou-se uma parede, um banco, uma mesa e um acessório. Foram construídos de forma elementar, permitindo que cada fragmento se transforme em algo duradouro e útil, retendo também as suas qualidades inerentes e preservando a ligação que possuem às origens.

 

Gather, por Vladimir Djurovic

A pedra é um recurso natural primordial. 

Na tentativa de alimentar o nosso crescimento insaciável e gostos refinados, estamos a extraí-la a uma velocidade sem precedentes, num processo em que o desperdício chega até aos 80%. Durante a minha primeira visita a uma pedreira portuguesa para este projecto, fiquei impressionado pela visão de pedaços rejeitados de todos os tamanhos e formas. Simplesmente, não eram suficientemente bons para o nosso uso.

A partir destes blocos, lascas e pedaços partidos descartados criámos uma parede, um chão, um banco, uma mesa e um acessório, através de uma forma elemental, permitindo que cada fragmento se transformasse em algo útil e resistente, mantendo as qualidade inerentes que o liga à sua origem.