Pedreiras: um universo fascinante (e fotografável)

Edward Burtynsky e a indústria da pedra

16.10.2019

As pedreiras constituem locais cinematográficos, com as variantes creme da pedra a contrastar com o azul do forte céu e o tom esverdeado da água. Para Edward Burtynsky, fotógrafo canadiano de origem ucraniana, são também realidades que apelam a uma cuidada investigação e análise.

Nascido em 1955, em Ontário, e formado em Fotografia e Estudos dos Media pela Universidade de Ryerson, Burtynsky é um dos maiores nomes da fotografia contemporânea, contando com obras em colecções de mais de 60 museus um pouco por todo o mundo.

Muito do seu trabalho é dedicado à transformação da Natureza pela indústria. Da extracção de minerais ao silicone, passando também pela indústria do petróleo, muitos são os sectores que figuram no seu portfólio. As pedreiras não são excepção.

Em Quarries, Burtynsky apresenta uma selecção de fotografias captadas ao longo de 15 anos na Europa, Ásia e América do Norte. A par com Itália, Portugal foi o país escolhido para representar a realidade da extracção e transformação de pedra no continente europeu: em 2006, o fotógrafo visitou Bencatel, Pardais e Borba.

Iberia Quarries #7 (Borba-Mouro, Portugal), 2006 © Edward Burtynsky, courtesy Nicholas Metivier Gallery, Toronto / Flowers Gallery, London

Este cuidado trabalho retrata, de forma metafórica, um dos maiores paradoxos que assolam a Humanidade na era contemporânea: por um lado, a necessidade de recorrer à Natureza para produzir bens de consumo; por outro, a preocupação com a saúde e sustentabilidade do planeta.

Análises como a de Burtynsky alertam para a importância da utilização consciente das matérias-primas naturais. Este é também dos grandes objectivos do programa Primeira Pedra, que tem, ao longo dos últimos quatro anos, convidado designers, arquitectos e artistas a recorrer ao desperdício de pedra como material-base para novas ideias e projectos.

Fonte: Website do Fotógrafo — www.edwardburtynsky.com
Imagens: © Edward Burtynsky, courtesy Nicholas Metivier Gallery, Toronto / Flowers Gallery, Londres