A Pedra e as Expressões Populares

Como um material natural marca o imaginário colectivo

28.08.2019

A linguagem popular e as expressões idiomáticas permitem à Antropologia, à História e à Linguística recolher informações úteis sobre a vivência de uma dada sociedade num determinado período de tempo. Em Portugal existem inúmeras expressões referentes a objectos e à relação que as pessoas estabelecem com eles no seu dia-a-dia.

A pedra não é excepção: por ser tão fácil de encontrar em terreno nacional, este material milenar está na origem de muitas expressões, algumas das quais ligadas a estados de espírito ou tipos de personalidade.

É disso exemplo a expressão “Bruto(a) como as pedras”, que caracteriza uma pessoa grosseira, ou a afirmação “Tem um coração de pedra”, que pretende ilustrar a frieza e insensibilidade dos outros.

Sendo a pedra um elemento tão característico da paisagem urbana portuguesa, existem ainda expressões sobre tipos específicos de aplicações deste material. É o caso da calçada, em “Anda a polir as pedras da calçada”, expressão que significa que alguém está a passear, ociosamente, como que em fuga da dimensão da produtividade.

Utilizam-se ainda expressões referentes a estados de ebriedade, como estar “pedrado”, ou a momentos de reconhecimento das dificuldades da vida, como encontrar “um caminho cheio de pedras”, isto é, de percalços. Quando se pretende encerrar uma conversa ou preocupação, é frequente o recurso à expressão “Colocar uma pedra sobre o assunto”.


Esta pequena recolha espelha a importância da pedra para um imaginário comum que é partilhado por entre os falantes da língua portuguesa.

A chamada sabedoria popular, transmitida de geração em geração, não parece indiferente a este material natural, cuja presença se encontra bem explícita na vivência e linguagem quotidianas.

Fonte: Assimagra
Ilustrações: Maria Sacadura