© Studio mk27

Muros de Luz

Studio MK27

Neste projecto, a pedra portuguesa foi aplicada a um elemento arquitetônico típico do modernismo brasileiro: as paredes de cobogó. Sob o efeito de luz, duas paredes perpendiculares multiplicam-se e propagam-se em jogos gráficos de sombra. Permeáveis aos elementos, relacionam-se com a paisagem de uma forma directa e dinâmica. Utilizando dois tipos de pedra, a espessura do muro revela uma segunda cor e textura no exterior.

 

Muros de Luz, por Studio MK27

A pedra portuguesa foi aplicada a um elemento arquitectónico típico do modernismo brasileiro e muito usado nas casas do Studio MK27: as paredes de cobogó. Nos trópicos, a luz incide de forma generosa e os planos rendilhados filtram o sol. À noite, a luz acesa das casas atravessa os vazios e revela as silhuetas e vivências do espaço interno.                                      

Dois muros ortogonais pousam sobre o jardim junto de uma árvore. Sob o efeito da luz do sol, multiplicam-se e propagam-se em jogos gráficos de sombra. Permeáveis ao vento, relacionam-se com a paisagem numa cúmplice extensão do olhar. Modulados em peças quadradas, distribuídas aleatoriamente em 4 posições distintas, têm um efeito dinâmico e ritmado. Em cada peça foram combinados dois tipos de pedra que se juntam pelas arestas, aproveitando a precisão do corte computorizado. Assim, de forma mágica, a espessura do muro revela uma segunda cor e textura, diferentes do lado externo.