Resistance

Veneza

26 Maio — 2 Outubro 2016

15ª Exposição Internacional de Arquitectura da Bienal de Veneza

Istituto Veneziano per la Storia della Resistenza e della Società Contemporanea
Dépendence Villa Hériot
Calle Michelangelo 54/P
Giudecca, Veneza – Itália


Documentos Relacionados
Folheto Resistance Veneza (inglês)

Resistance Veneza foi a primeira apresentação pública do projecto Resistance, que dá especial enfoque à enorme resistência de determinadas pedras portuguesas. Tomando essa característica como factor diferenciador, foram convidados 5 arquitectos internacionais para desenvolverem projectos onde se exploram as características fisico-mecânicas da pedra portuguesa portuguesa, associando-as à sua beleza e coloração particulares.

Resistance divide-se em duas fases, sendo em Veneza a apresentação da primeira, durante a 15ª Exposição Internacional de Arquitectura da Bienal de Veneza.

Os objectos produzidos estiveram expostos no jardim do Istituto veneziano per la storia della Resistenza e della società contemporanea (Iveser), na Villa Hériot, na ilha da Giudecca. As salas interiores da Villa acolheram a apresentação da narrativa do processo, incluindo desenhos, esquissos, fotografias e outros materiais, mostrando as relações que os 5 autores criaram em torno da Pedra Portuguesa.

Em complemento, os visitantes experienciaram uma instalação de luz digital, que explorava a “resistência à luz” do Mármore Rosa com Veios Verdes, originário do Alentejo.

A exposição esteve patente entre 25 de Maio e 2 de Outubro de 2016.